Palestrantes e Professores de Minicursos
Participantes já confirmados.
MSc. Adriana Elysa Alimandro Corrêa
Adriana Corrêa é Coordenadora da Unidade Regional de Natal (URRN) da Diretoria de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da Agência Espacial Brasileira (AEB), membro do corpo técnico (tecnologista) do quadro efetivo de servidores públicos federais. Anteriormente Adriana trabalhou na Coordenação de Satélites e Aplicações (CSA) da Diretoria de Gestão de Portfólio (DGEP) da AEB, em projetos educacionais e tecnológicos na área espacial. Ao longo de sua carreira profissional, suas atividades têm incluído o acompanhamento de projetos de pequenos satélites universitários e empreendedores (FloripaSat, Missão SPORT, SERPENS, Itasat, Alfa Crux, etc.), acompanhamento de projetos de satélites e aplicações executados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (Amazonia 1, CBERS 4A, etc.); coordenação e participação em atividades educacionais e eventos de divulgação científica, dentre outras atividades. Adriana é formada em física (bacharelado e licenciatura) e mestre em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e Automação com ênfase na área espacial pela Universidade de Brasília. Em seu mestrado, teve oportunidade de estudar sobre veículos lançadores na Ucrânia. Em 2019 teve a oportunidade de participar de um curso de treinamento na Índia de Montagem, Integração e Testes de satélites, ministrado pela ISRO.
Dra. Aline Bessa Veloso
Aline Bessa Veloso é doutora em Física pela UnB (2015), mestre em Física pela Unicamp (2007) e graduada em Licenciatura em Física pela UnB (2004). Atuou como professora de Física em diversas instituições de Ensino Médio e Superior. Tem experiência em divulgação científica, tendo trabalhado no Museu de Física L. R. Ingersoll do Departamento de Física da Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos e no Portal Canal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI). É Tecnologista da Agência Espacial Brasileira (AEB) desde 2016 onde já atuou na Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento (DSAD) e na Diretoria de Transporte Espacial e Licenciamento (DTEL). Atualmente é Coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia (CDT) da Diretoria de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da AEB onde coordena diversos programas e projetos como o Programa AEB Escola e o Projeto MAPTEC.
Dra. Angela M. Stickle
Dra. Angela Stickle é cientista planetária no Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, com experiência em Engenharia Mecânica e Aeroespacial, Física Magnetosférica e Processos de Impacto sobre Superfícies Planetárias. Ela é especialista em processos de impacto de hipervelocidade e dinâmica de falhas em materiais. Líder do Grupo de Trabalho de Modelagem de Impacto para a missão Double Asteroid Redirection Test (DART), vice-investigadora principal para o radar Mini-RF, co-investigadora do instrumento LRO-LAMP a bordo do Lunar Reconnaissance Orbiter e co-investigadora na missão Dragonfly. Sua pesquisa inclui a análise de jovens crateras de impacto na superfície da Lua para melhor entender os processos de deposição de material ejetado, modelagem de impacto sobre asteroides e corpos rochosos/glaciais, testes de defesa planetária e trabalha para entender e avaliar a tecnologia disponível para futuras missões na superfície lunar. O asteróide 36986 Stickle é nomeado em sua homenagem.
Dr. Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado
Antonio Fernando B. de Almeida Prado é Chefe da Divisão de Pós-Graduação e Pró-Reitor de Pós-Graduação do INPE. Atua na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Trajetórias Espaciais. Graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1985), Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Ciências Espaciais/Mecânica Orbital pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989), mestrado (1991) e doutorado (1993) em Engenharia Aeroespacial pela University of Texas at Austin. Membro da "International Academy of Astronautics (IAA)". Eleito “Associate Fellow” da American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA). Recebeu homenagem da Int. Astronomical Union (IAU): Asteroide 1999 GG9 (29873) nomeado como "Bertachini". Foi Chefe da Divisão de Mecânica Espacial e Controle do INPE entre 2009 e 2015, Coordenador Geral da Pós-Graduação do INPE entre 2007 e 2020, Pró-Reitor do INPE entre 2024 e 2021. Reconhecido como um dos pesquisadores mais citados na área de Engenharia Espacial por pesquisas realizadas pela Elsevier e Universidade de Stanford.
MSc. Catarina Paes Duarte
Catarina Paes Duarte (AIR Centre) é a gestora de Eventos e Network do AIR Centre. É bacharel em Economia pela Católica Lisbon School of Business & Economics, pós-graduada em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia pela Universidade NOVA de Lisboa e mestre em Empreendedorismo e Estudos Culturais pelo Instituto Universitário de Lisboa. Foi Assessora de Cooperação Internacional nas Embaixadas de Portugal em São Tomé e em Díli e Diretora do Centro Cultural Português em São Tomé, e no nó da Ilha do Príncipe. Em 2015 foi mandatada pela Embaixada de Portugal como representante institucional da comissão oficial das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses a Timor-Leste. Foi Gestora de Projetos de Ciência e Tecnologia na FCT (Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia).
Dr. Claus Wehmann
O Dr. Professor Claus Wehmann possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2001), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2010). Foi bolsista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais até 2012. Atualmente realiza pesquisa com Propulsão de foguetes e aerodinâmica de geradores eólicos. Tem experiência na área de Física, desenvolvimento de motores foguetes atuando principalmente nos seguintes temas: Propulsão sólida, hibrida e Bi-propelente líquido, aerodinâmica de pás e asas. O Dr. Claus é Coordenador Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAe) da UFC que busca aprimorar e divulgar assuntos relacionados à Engenharia Aeroespacial.
Dr. Daniel Alejandro Vila
O Dr. Daniel Alejandro Vila possui graduação em Ciências Meteorológicas pela Universidade de Buenos Aires, doutorado em Ciências da Atmosfera pela mesma universidade em 2005 e pós-doutorado pela Universidade de Maryland, USA. Ele tem experiência na área de Geociências, com ênfase na área de Meteorologia por Satélite. Entre 2010 e 2021, ele ocupou o cargo de Pesquisador em sensoriamento remoto na Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde desenvolveu atividades de pesquisa relacionadas com o ciclo hidrológico e desenvolvimento operacional de produtos. As áreas de atuação são: estimativa de precipitação por satélite, estudo de ciclo de vida de sistemas convectivos, previsão a curtíssimo prazo usando imagens de satélite geoestacionários e radar, e validação de diversos produtos gerados por satélites meteorológicos. Atualmente, ele desempenha o cargo de coordenador técnico de Infraestrutura do Escritório Regional das Américas (RAM) da Organização Meteorológica Mundial.
Eng. Diego Rodrigo Souza
Diego Rodrigo Souza é engenheiro eletrônico, trabalha na Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais com recepção e processamento de dados de satélites geoestacionários e de órbita baixa. Atua também como ponto focal do Laboratório Virtual da OMM(Organização Meteorológica Mundial) na organização e participação como instrutor em cursos de capacitação nacionais e internacionais. Atualmente é copresidente do Grupo de Coordenação da OMM sobre Requerimentos de Dados de Satélite para as Américas e o Caribe, tendo atuado junto à comunidade internacional de usuários de dados de satélite por mais de 10 anos.
Dr. Ernesto López Baeza
Dr. Ernesto López Baeza foi professor de Física Aplicada no Departamento de Física e Termodinâmica da Terra da Universidade de Valência (1987-2021) e foi diretor do Grupo de Climatologia de Satélites (2000-2021). Atualmente é Professor Honorário no Grupo de Pesquisa de Sensoriamento Remoto do Meio Ambiente desde setembro de 2021 e Conselheiro Científico da Albavalor, filial da ACRI-ST no Parque Científico da Universidade de Valência. Ele é responsável pela Valencia Anchor Station, uma estação de validação de dados e produtos de Observação da Terra desde a sua criação em novembro de 2001 e gerenciou projetos bem-sucedidos da ESA relacionados com EarthCARE BBR, SMOS, assistências técnicas e acordos de colaboração para ELBARA-II, GNSS-R OceanPal, vários Projetos de Oportunidade (AO's) para validação de SMOS, EPS MetOp e OLCI e coordenou um número significativo de campanhas no Valencia Anchor Station relacionados ao CERES, GERB, EPS MetOp, SMOS (EuroSTARRS, Campanhas SVRT, CAROLS, TOSCA-CAROLS, ELBARA-II), OLCI. Ernesto foi coordenador da RESEWAM-O - Sensoriamento Remoto para Otimização da Gestão da Água (EIP Water Action Group AG132) European Innovation Partnership on Water, UE (maio de 2013 a setembro de 2020). Atualmente, Ernesto é membro da Comissão de Sustentabilidade da Universidade de Valência e responsável pelas questões de sustentabilidade na Faculdade de Física e está totalmente motivado para desenvolver atividades de Observação da Terra em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também na Sustentabilidade Curricular, promovendo a inclusão dos ODS nos currículos de ciências e engenharia.
MSc. Fabio Hochleitner
Fabio Hochleitner possui graduação em Meteorologia no Instituto de Geociências (IGEO) e Mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos/Ciências Atmosféricas) no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tese de Doutorado para desenvolvimento de metodologia para a criação de "Integração e Análise de Dados Orbitais Multisensores para Desenvolvimento de Gêmeos Digitais em Aplicações Sócio-Ambentaisl" no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE) da COPPE/UFRJ. Fundador da Aquamet, empresa de base tecnológica spin-off do LAMCE no Parque Tecnológico da UFRJ especializada na área de Observação da Terra e criação de Gêmeos Digitais ambientais. Atualmente atua como Pesquisador Cientista do LAMCE/COPPE/UFRJ na área de sensoriamento remoto da atmosfera e aquisição de dados ambientais, sendo coordenador do Núcleo de Observação da Terra. Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz nas áreas de bioclimatologia e sensoriamento remoto associadas a síndromes respiratórias aguadas graves (SRAG) e arboviroses no CIDACS - Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde.
Dr. Garik Gutman
Dr. Garik Gutman, the NASA Land-Cover/Land-Use Change (LCLUC) Program Manager, received his Ph.D. in Climate Modeling in 1984. Since 1985, Dr. Gutman conducted research at NOAA/NESDIS for about 15 years applying remote sensing in studies of Earth's land surface vegetation, for which he received the U.S. Department of Commerce Bronze Medal Award. He is author of over 80 publications in peer-reviewed scientific journals and of several chapters in various climate- and land-cover related scientific volumes. Over the last two decades, Dr. Gutman has been leading the LCLUC program at NASA Headquarters as well as Landsat-related activities. He served as EO-1 Program Scientist to the end of the mission and is now Program Scientist for Landsat and Terra missions. Dr. Gutman's research interests include the use of remote sensing at moderate to very high spatial resolution for detecting changes at land surface, analyzing their impacts of these changes on climate, environment, and society, and identifying land-use hotspots. In 2023, Dr. Gutman received NASA's Exceptional Service Medal.
Dr. Antonio Geraldo Ferreira
Antonio Geraldo Ferreira é Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro-SP. Tem especialização na área de satélites pela National and Oceanic Atmospheric Administration (NOAA-USA), e é mestre em Ciências Marinhas Tropicais (Área de concentração: Técnicas de Sensoriamento Remoto aplicadas à pesca no Oceano Atlântico Tropical), pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC)/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É Doutor em Física pelo Departamento de Física de la Tierra y Termodinámica da Universidade de Valência-Espanha. Nos períodos de: 1996 a 2005 e 2010 a fevereiro de 2011, foi Chefe do Departamento de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). Foi Vice-Chair da Sub Comissão A3 (Studies on Land Processes and Morphology) do COSPAR (Committee on Space Research), com sede em Paris-França, de 2010 a 2018. Em 2022 foi eleito como vice-chair do Capacity Building Fellowship Program and Alumni (PCB FPA) do COSPAR para o período de 2022 a 2026. Tem assento no Comitê PIRATA (Prediction and Research Moored Array in the Atlantic)-Brasil, junto ao INPE/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Atualmente é professor concursado do LABOMAR onde leciona disciplinas relacionadas à meteorologia e aplicações de dados de satélites nas áreas de oceanografia e meio ambiente. No LABOMAR é coordenador do Earth Observation Labomar's Laboratory (EOLLAb).
MSc. Girly Delanny Menezes de Lucena
Girly Delanny Menezes de Lucena trabalha como engenheira de Sistemas de Dados de Projetos para a Deep Space Network (DSN) no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, na Califórnia. Ela trabalha com a parte de Comando e Trilha de Telemetria do DSN. Girly é conhecida como Gigi Lucena nos EUA. Trabalhou anteriormente como desenvolvedora de software em uma empresa no Brasil chamada Unit Software, por 8 anos. Gigi possui graduação (Associate of Science degree) em Programação de Computadores no Santa Monica College, um bacharelado em Ciência da Computação na Universidade do Estado da Califórnia (CSUN) e está trabalhando em seu mestrado na Georgia Tech. O foco de seu mestrado é Sistemas de Computação. Ela é coautora do artigo “Scheduling Within a Demand Access Paradigm for NASA's Deep Space Network”. Plataformas em que trabalhou na DSN/NASA incluem Robo-Scheduling Service, DSN Aperture Fee Calculator, e Working Location Tracker. Ela também trabalhou anteriormente em Softwares de Vôo, Enxames de Veículos de Superfície Não-Tripulados Autônomos, e Veículos Subaquáticos Autônomos (AUV).
Glenn Fedzer
Glenn Fedzer é Conselheiro da Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde (ESTH) da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em Brasília. Como diplomata, Glenn já serviu na Nicaragua, Nova Zelândia, Gabon, Serra Leoa, dentre outros. Antes de trabalhar no Departamento de Estado dos EUA, ele atuou na Cavalaria Blindada e Transporte no Exército americano, de onde é reservista, e na indústria privada como supervisor de produção. Glenn é casado com diplomata americana que, no momento, também trabalha na Embaixada dos EUA em Brasília.
Msc. João Sérgio Beserra de Lima
João Sérgio Beserra de Lima é Analista em Ciência e Tecnologia da Agência Espacial Brasileira (AEB) desde 2016, doutorando e Mestre em Ciência da Informação, na linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento na Universidade de Brasília (UnB), onde tem focado na análise de como a gestão e a governança dos riscos do conhecimento podem influenciar e otimizar a eficiência e a eficácia das organizações espaciais. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília (2002), concluiu o curso de pós-graduação lato sensu Globalização, Justiça e Segurança Humana, realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União - ESMPU em parceria com o Institut für Friendenssicherungsrecht uns Humanitäres Völkerrecht da Ruhr-Universität de Bochum, Alemanha. Foi servidor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações entre agosto de 2009 e junho de 2016.
Dr. José Luiz Moutinho
José Luiz Moutinho é Biólogo, graduado em Zoologia, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981, e Arquiteto, formado pela Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro, em 1988, com equivalência conferida pela Faculdade de Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa em 1989. É Mestre em Ciências em Engenharia e Gestão Tecnológica pelo Instituto de Políticas de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento (IN+) do Instituto Superior Técnico (IST) em 2005. Atualmente é o Chief Business & Network Officer do Atlantic International Research Centre (AIR Centre). José Luiz Moutinho é o Coordenador da BlueMissionAA CSA, Co-líder da All-Atlantic Marine Research Infrastructure Network (AA-MARINET), Co-presidente do Steering Committee da Geo Blue Planet Initiative, Membro da Atlantic Strategy 2.0 Task Força Pilar IV: Oceano saudável e costas resilientes, Membro associado da Força-Tarefa de Detecção Remota de Lixo e Detritos Marinhos do International Ocean Color Coordinating Group (IOCCG), Consultor Externo do Comitê Nacional Português para a Década das Nações Unidas para a Ciência do Oceano, Membro do o grupo de trabalho Ocean Best Practices System (OBPS) sobre desenvolvimento de capacidade e produtor da série de webinars Networking Fridays.
Eng. MSc. Lázaro Aparecido Pires de Camargo
Possui graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela Universidade do Vale do Paraíba (1997). Mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2018). Trabalha desde 1995 no INPE em diversas atividades com destaque em desenvolvimento de software para controle e aquisição de dados de radares para sensoriamento da Ionosfera. Atuou como docente da graduação na ETEP Faculdades em São José dos Campos entre 1999 e 2015. Atualmente, cursa Doutorado em Engenharia de Sistemas Espaciais no INPE na área de cargas úteis de nanosatélites e trabalha na Divisão de Pequenos Satélites (DIPST) com ênfase em eletrônica e computação nos projetos de nanossatélites para as missões BiomeSat e RaioSat.
Eng. Luísa Santos
Luísa Santos é Engenheira Mecânica e Bacharela em Ciências e Tecnologia pela UFRN. Membro associada da Associação Brasileira de Minifoguetes (BAR). Pesquisadora na área aeroespacial e divulgadora de ciências e tecnologias, principalmente para meninas e jovens há mais de 5 anos. Luísa conta com histórico de eventos e projetos na área de foguetes acadêmicos, onde já foi parte da diretoria da Federação Aeroespacial do Nordeste (FAERNE). Ela colabora com pesquisas na Estação Análoga Espacial Habitat Marte, onde é a brasileira com mais missões análogas presenciais. Além disso, é pesquisadora do Space Generation Advisory Council, onde atua na área de diversidade de gênero em seleções de astronautas no grupo DIVINAS e também no grupo Figures, onde contribui para experimentos e gestão de missões análogas. Mais recentemente, atuou como estagiária da Agência Espacial Brasileira (AEB), assim como está se especializando na Universidade de Buenos Aires na área de Indústria e Sistemas Aeroespaciais. Por fim, é co-fundadora da comunidade de astronáutica brasileira: Geração de Marte - Futuros Astronautas.
Eng. Marcio Akira Harada
Marcio Akira Harada é servidor federal da carreira de Ciência e Tecnologia, desempenhando a função de Coordenador de Monitoramento e Avaliação (CMA) da Diretoria de Governança do Setor Espacial (DGSE) da Agência Espacial Brasileira (AEB) aonde atua desde 2016. Trabalhou por 9 anos no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica (COMAER), sendo 8 anos no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e 1 ano no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Doutorando em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), Mestrado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA-2005), Especialização em Gestão de Políticas de Ciência e Tecnologia pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP-2019), Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC-2011), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná (UFPR- 2014) e Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-2003).
Dr. Milton Kampel
Dr. Milton Kampel é formado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado no Bedford Institute of Oceanography, Canadá. É Pesquisador Titular da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática, Coordenação-Geral de Ciências da Terra no INPE, Líder do Laboratório de Monitoramento Oceânico por Satélite (MOceanS) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto, responsável pelas disciplinas de Introdução ao Sensoriamento Remoto e Sensoriamento Remoto do Clima. Orienta alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. Atua nas linhas de pesquisa em: Sensoriamento remoto de sistemas aquáticos oceânicos, costeiros e continentais, Monitoramento de ecossistemas marinhos, interação terra-oceano, interação oceano-atmosfera, recifes de corais e manguezais.
Dr. Othon Cabo Winter
Graduado em Física pela UNESP - Universidade Estadual Paulista, Mestre em Ciências pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Doutor em Dinâmica do Sistema Solar pela Universidade de Londres - Reino Unido. Foi Vice-Chair do Panel on Satellite Dynamics do COSPAR - Committee on Space Research (2010-2017). Foi presidente do Brazilian National Committee for Astronomy da IAU - International Astronomical Union (2014-2018).Em 2017 a IAU - International Astronomical Union atribuiu o nome (10697) Othonwinter ao asteroide "1981 EO40" em reconhecimento pela pesquisa em dinâmica orbital com aplicação à estabilidade de sistemas de asteroides múltiplos. Atualmente é Professor Titular em Dinâmica orbital da UNESP.
Dr. Rafael Santos
Rafael Santos é Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará (1990), e obteve seu mestrado e doutorado em Ciência da Computação (Inteligência Artificial Aplicada) no Kyushu Institute of Technology no Japão, respectivamente em 1995 e 1998. Foi pesquisador visitante e fez estágio pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins, EUA e pesquisador visitante na Kyushu Sangyo Daigaku em Fukuoka, Japão. Atualmente é tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais atuando em pesquisa e desenvolvimento em aplicações de inteligência artificial (data mining, processamento de imagens, sistemas inteligentes, técnicas e aplicações de data science/e-science). Também é coordenador da Coordenação de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada desde 2015.
Dra. Raissa Estrela
Dra. Raissa Estrela é pós-doutoranda da NASA no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia. Ela se formou em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2014. Em 2017, Raissa obteve seu mestrado em Ciências e Aplicações Geoespaciais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ela obteve doutorado pela mesma instituição em 2020, recebendo o prêmio de melhor tese (“PhD at-large prize”) pela União Astronômica Internacional. Raissa tem como objetivo procurar por planetas que podem ter a possibilidade de abrigar vida. Para isso, ela procura caracterizar a atmosfera de planetas fora do sistema solar (conhecidos como exoplanetas) utilizando o telescópio espacial Hubble, estudando a sua composição e evolução.
Dra. Rosa Duran
Rosa Duran, é licenciada em Física na Pontifícia Universidade Católica em São Paulo, Brasil.; Mestrado em Altas Energias e Gravitação, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa: "Schwarzschild Black Holes and its Cosmological Applications" e Doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade de Coimbra: “On Teacher Training and Community Building for Innovation in Education: Strategies to Improve Science Learning in Classroom. É atualmente presidente da NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação), uma associação sem fins lucrativos e ONG para o desenvolvimento, dedicada à inovação no ensino. A nível internacional é Presidente do conselho executivo da Global Hands-on Universe Association, uma instituição global dedicada ao Ensino da Astronomia; presidente do Programa Galileo Teacher Traning Program de formação de professores, um dos legados do Ano Internacional de Astronomia 2009; presidente do painel de educação do COSPAR copresidente do Gabinete de Língua Portuguesa de Astronomia para o Desenvolvimento da União Astronómica Internacional. Galardoada em 2022 com o primeiro prêmio da União Astronómica Internacional para o Ensino da Astronomia.
Dr. Walter Abrahão Dos Santos
Possui Graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1987), Mestrado em Sistemas e Controle (1992), e Doutorado em Ciência da Computação (2008) ambos na Engenharia Eletrônica e Computação - ITA. Atualmente é tecnologista senior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na Divisão de Pequenos Satélites. Tem experiência em Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica, com ênfase em Engenharia de Sistemas Dirigida por Modelos, Nanosatélites, Engenharia de Software. Possui interesse nos seguintes temas: rádios cognitivos e SDR (Software Defined Radio), sistemas de tempo real, projeto e desenvolvimento de microsistemas digitais, processamento paralelo, robótica, filtragem de Kalman e controle digital, satélites artificiais, telemática, sistemas de informação, computação móvel e pervasiva, redes de computadores, serviços de informação baseado em satélites, sistemas multiagentes, Infraestruturas para e-Ciência e e-Engenharia.