Minicursos

A programação completa (clique aqui) dos minicursos está disponível e sujeita a mudanças. Os minicursos têm vagas limitadas e a vaga é garantida somente após o pagamento da inscrição. Nos minicursos em que houver mais inscritos que as vagas disponíveis, essas serão preenchidas por ordem de data de pagamento.


Tema

Algoritmos de Aprendizado de Máquina e Observação da Terra para Aplicações Terrestres

Instituição Responsável
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Objetivos

Apresentar para os estudantes uma introdução aos algoritmos mais usados de aprendizado de máquina com aplicações em processamento de imagens de observação da Terra e aplicações relacionadas.

Conteúdo
  1. Observação da Terra;
  2. Dados, imagens e extração de conhecimento;
  3. Automação do processamento de imagens;
  4. Classificação;
  5. Agrupamento e Segmentação;
  6. Outras técnicas;
  7. Abordagens avançadas;
  8. Abordagens para outros dados de observação da Terra.
Público-alvo

Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área.

Carga Horária

6 horas

Linguagem oficial

Português

Vagas

30 vagas

Tema

Introdução aos Nanossatélites e Cubesats

Instituição Responsável
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Objetivos

Aprender conceitos básicos dos Nanossatélites e Cubesats, e seus sistemas como computador de bordo, fonte de alimentação, controle de atitude, comunicações e carga útil.

Conteúdo
  1. Introdução à Engenharia Espacial;
  2. Conceitos de Engenharia de Sistemas Espaciais;
  3. Oficinas de Cubesats;
  4. Oficina de Clima Espacial - Montando magnetrômetros;
  5. Introdução aos subsistemas de um nanossatélite;
  6. Desenvolvimento e testes utilizando um modelo de cubesat;
  7. Computador de Bordo (OBDH);
  8. Fonte de Alimentação (EPS);
  9. Controle e Determinação de Atitude (ADCS);
  10. Comunicações (COMM);
  11. Carga Útil (PAYLOAD);
  12. Projeto Final.
Público-alvo

Para todos que desejam conhecer e entender o que são nanossatélites, cubesats e seus subsistemas.

Carga Horária

8 horas

Linguagem oficial

Português

Vagas

30 vagas

Tema

Introdução à Ciência e ao Foguete Modelismo

Instituição Responsável
GDAe/UFC - Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial/Universidade Federal do Ceará
Objetivos

Os objetivos são:

  1. Capacitar professores e alunos, apresentando a teoria e realizando atividades práticas em laboratório relacionada ao desenvolvimento de minifoguetes, permitindo a manufatura e futura melhoria destes artefatos.
  2. Divulgar a Astronáutica entre estudantes e público em geral, despertando vocações para as ciências e engenharias, em especial para engenharia Aeroespacial.

Ao final do curso os participantes serão capazes de:

  1. Explicar a teoria relacionada a propulsão de foguetes;
  2. Utilizar software livre de apoio ao projeto do foguete;
  3. Manufaturar 1 tipo de propelente sólido;
  4. Realizar testes em bancada;
  5. Montar e lançar minifoguetes.
Conteúdo
  1. Modulo 1 (2 horas): Teoria de foguetes; O que é?; Como funciona; Partes de um foguete e Aerodinâmica e estabilidade;
  2. Modulo 2 (1 hora): Introdução ao Open Rocket;
  3. Modulo 3 (2 horas): Motor foguete; Teoria básica de combustão; Câmara de combustão; Impulso e Bocal;
  4. Modulo 4 (2 horas): Propelentes; Segurança; Ferramentas; Preparação dos Propelentes e Teste;
  5. Modulo 5 (1 horas): Testes; Bancadas; Teste de grãos; Teste de ignição e Teste de estabilidade;
  6. Modulo 6 (2 horas): Sistemas de Lançamento; Base; Sistema de ignição; Recuperação; Fuselagem e motor;
  7. Modulo 7 (1 hora): Lançamento!
Público-alvo

Estudantes e professores do ensino médio e alunos de graduação.

Carga Horária

10 horas

Linguagem oficial

Português

Vagas

30 vagas

Tema

Potências Espaciais: Uma abordagem de análise

Instituição Responsável
Agência Espacial Brasileira (AEB)
Objetivos

Os objetivos são:

  1. Definir e explicar metodologicamente o conceito de poder espacial do ponto de vista teórico e empírico.
  2. Apresenta um conjunto abrangente de condições necessárias para alcançar e manter o status de potência espacial.
Conteúdo
  1. Introdução;
  2. Conceitos de Space Power;
  3. O framework de Space Power;
  4. Mensurando o Space Power.
Público-alvo

Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área.

Carga Horária

6 horas

Linguagem oficial

Português

Vagas

30 vagas

Tema

O Espaço e a Inovação no Ensino de Ciências

Instituição Responsável
Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO/Portugal)
Objetivos

Este curso pretende apresentar algumas ideias inovadoras para o ensino de ciências tendo em conta as competências digitais de professores e alunos e o envolvimento ativo das escolas e das comunidades às quais estas pertencem.

Conteúdo
  1. Aprendizagem centrada no aluno: Inquiry-based Learning;
  2. Ensino interdisciplinar STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática);
  3. Design Thinking na Educação - As escolas como centro de conhecimento das comunidades envolventes e estudantes como agentes de mudança;
  4. A exploração espacial no nosso dia a dia;
  5. A astronomia e a investigação científica na sala de aula;
  6. Ferramentas digitais para enriquecer a aprendizagem;
  7. Plataformas digitais.
Público-alvo

Destina-se a todos os educadores que queiram modernizar o seu estilo de interação com os estudantes.

Carga Horária

25 horas

Linguagem oficial

Português

Vagas

30 vagas

Tema

Dados COPERNICUS para Sensoriamento Remoto Oceânico

Instituição Responsável
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Objetivos

Apresentar a estudantes e profissionais os conhecimentos básicos sobre sensoriamento remoto oceânico, seus princípios e aplicações, através de conceituação geral e exemplos de aplicação, com ênfase em pesca, aquacultura e portos.

Conteúdo
  1. Introdução;
  2. Princípios físicos;
  3. Níveis de aquisição de dados;
  4. Níveis de processamento de dados;
  5. Resoluções;
  6. Tipos de sensores;
  7. Produtos de sensoriamento remoto oceânico;
  8. Fontes de dados;
  9. Softwares de processamento digital;
  10. Exemplos de aplicações.
Público-alvo

Alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, técnicos e profissionais interessados em aplicações de tecnologia espacial no oceano.

Carga Horária

6 horas

Linguagem oficial

Português

Vagas

30 vagas

Tema

Astrodinâmica

Instituição Responsável
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Objetivos

O objetivo é fazer uma introdução aos principais problemas e modelos matemáticos utilizados em manobras orbitais e dinâmica orbital. Vários tipos de missões espaciais serão explicados como exemplos, tais como interplanetária, órbita baixa em torno da Terra, etc.

Conteúdo
  1. Introdução: Dos planetas às naves espaciais;
  2. Leis de Kepler do movimento orbital;
  3. Lei da Gravitação de Newton;
  4. Energia potencial;
  5. Velocidade de escape;
  6. Gravidade perto da Terra;
  7. Elementos Keplerianos;
  8. Manobras impulsivas;
  9. Conceito de esfera de gravidade, Órbitas especiais: sol-síncronas, congeladas, etc;
  10. Manobras interplanetárias usando patched-conics e manobras Swing-By.
Público-alvo

Para todos que desejam conhecer e entender esses tópicos.

Carga Horária

8 horas

Linguagem oficial

Português

Vagas

30 vagas

Tema

Introdução ao METEOSAT Terceira Geração e ao Processamento de Dados dos Satélites MTG-I1 e MetOp da EUMETSAT

Instituição Responsável
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) / Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) / European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites (EUMETSAT)
Objetivos

Conhecer a nova geração de satélites geoestacionários da EUMETSAT (MTG - METEOSAT Terceira Geração) e aprender conceitos sobre o processamento de dados e produtos dos satélites GEO e LEO da EUMETSAT utilizando a linguagem de programação Python.

Conteúdo
  1. Introdução ao MTG;
  2. Introdução aos produtos derivados de satélites e suas aplicações;
  3. Introdução à linguagem de programação Python;
  4. Hands-on: Aprendendo a executar scripts Python na nuvem;
  5. Hands-on: Acesso e Processamento de dados LSA-SAF (“Land Surface Analysis”);
  6. Hands-on: Acesso e Processamento de dados H-SAF (“Hydrology and Water Management”);
  7. Hands-on: Processando dados simulados MTG-I1.
Público-alvo

Estudantes, técnicos, meteorologistas e pesquisadores.

Carga Horária

8 horas

Linguagem oficial

Português

Vagas

30 vagas

Tema

Sensoriamento Remoto de Incêndios por Satélite – Prioridades em Países da América do Sul

Instituição Responsável
Instituto Nacional de Tecnología Agropécuaria (INTA), Argentina / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Brasil / National Commission for the Knowledge and Use of Biodiversity, México
Objetivos

Conteúdo
Público-alvo

Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área.

Carga Horária

3 horas

Linguagem oficial

Português

Vagas

Aberto ao público (Auditório Principal)